segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Update 001

Salve leitores,

enquanto a pintura do móvel segue em passos de formiga, e minhas miniaturas vão sendo vendidas no ebay, vou evoluindo na construcao do meu Aqua.
Minha estratégia esta sendo de fazer uma seqüência aonde eu começo por baixo ou pela base...sendo o móvel o primeiro passo e os corais os últimos.
Uma vez que o móvel estiver pronto, mas antes de colocar o tanque principal ou Display Tank (DT) como o pessoal se refere nos forums, no lugar,  tenho que colocar o tanque para a Sump que sera o sistema de filtragem e o local aonde todo maquinário como, Protein Skimmer, Termômetros, e assim por diante.
O beneficio de usar uma Sump 'e basicamente de aumentar o volume de agua no sistema, agora ao invés de 120 Galoes, vou com 120 do DT + 30 do Sump, me deixando um sistema de 150 Galões. Isso permite mais agua para os habitantes, evita problemas com termômetros que falha, ou permite uma diluicao melhor na hora de aplicar remédios. No meu modelo, pretendo fazer um Refugium que pode servir para proliferação de macro algas e para deixar peixes em recuparacao ou que precisem evitar stress. Quero fazer um post especifico sobre esse assunto, mas deixa eu continuar.
Recaptulando...para poder botar o tanque no movel, preciso colocar a sump antes, caso contrario nao consigo manobra-lo para dentro do movel. Antes disso preciso terminar a construcao da Sump, e para isso preciso adquirir o Protein Skimmer , termometros , bomba e qualquer outra tranqueira que precise de um espaco definido dentro da sump. Uma vez com estes nas maos, posso concluir a construcao da sump e instalar o encamento, no meu caso..."entubamento" ??? Feito isso, ai sim posso colocar o DT... uffa.

Na ultima semana, apesar de ter estado fora, consegui evoluir nessa parte da Sump, mas nem tanto na pintura. Comprei um tanque de 40 Galões pelo Craigslist.com (40 dolares e uma historia para um outro post), como ja sei as dimensões do meu dreno (encanamento que leva a agua do DT para a Sump) e do retorno (Sump=> DT) , e com o modelo de bomba que quero para o retorno ja em mente, pude comprar o encanamento. Para esse, fui ate a Local Fish Store (LFS), sempre que posso e o custo nao fica abusivamente maior que na internet, procuro recorrer a eles. Eis que dessa vez foi muito bem recompensado...conversando com o dono, expliquei minhas intencoes sobre equipamento e ele me ofereceu uma bomba exatamente do modelo que eu quero, por metade do preco de uma nova, foi usada por um cliente dele, tinha algumas marcas de uso, mas eu sei que essas bombas sao super resistentes, então foi uma compra tranqüila.
Para o "entubamento" comprei 2 metros de tubo flexível de 11/4 para os drenos (tenho 2 no meu tanque). Esses parecem aqueles canos de aspirador de po. Mais uns 3 metros de tubo flexível "rigido" para o retorno. Uma porcao de juntas, travas, 1 "T" e 1 válvula para a bomba de retorno.

Próximos passos serão pintar o resto do movel ('e claro) que pretendo terminar ate o fim desta semana. Começar a medir para a divisórias da Sump, e talvez ate comece com a higienizacao do aquário, usando uma solucao de agua e vinagre!

por enquanto 'e isso, fiquem ligados.

2 comentários:

  1. Faltaram fotos WIP da pintura do móvel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade..vou ver se tiro uma foto essa noite e posto aqui! vou fotografar as novas aquisicoes tmbm!

      Excluir