quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Formula Magica

Um dos grandes desafios de um novo tanque 'e passar pelo processo de ciclar. Basicamente voce coloca todos os elementos do aquario (Areia, Pedra, Agua, bombas, aquecedores e luz) e bota o sistema todo para funcionar como se houvesse habitantes no aquario. Luzes 12hs por dia, bomba circulando etc...dependendo dos elementos que voce colocou (Live rock, live sand etc..)o seu aquario vai ciclar entre 4 a 12 semanas.
A ideia 'e que se crie bacterias nitrificadoras, para que transformem dejetos dos seres vivendo no sistema em nao toxico para eles mesmo. Sim, estamos falando de coco de peixe! Infelizmente durante esse processo os niveis de Amonia e Nitrito podem variar e alcancar picos toxicos aos peixes por isso que normalmente nao se coloca nenhum peixe ou algum peixe bem resistente tipo Damsel.
Como voces pode imaginar, navegando na Web, agente le os mais diversos tipos de recomendacoes para como iniciar e acelerar o processo.
Uma das praticas recorrentes 'e usar um camarao congelado, e deixa-lo no Aqua alguns dias para ir apodrecendo e virando alimento para as bacterias. Estas por sua vez com a maior disponibilidade de alimento, se reproduzem mais rapido populando o Aqua. Lembre-se o filtro de uma Aqua de recife sao as pedras e areia cheias de bacteria. O lance do camarao que eu ja ouvi dizer 'e que com alguma frequencia, as pessoas reportam que em determinado momento a casa comeca a cheirar a peixaria...que 'e um efeito que eu com certeza nao quero.
Com isso em mente, vi que o pessoal tem usado um liquido para acelerar o processo de ciclar, que alem de permitir um ciclo quase imediato ( eu prefiro deixar umas 2 semanas funcionando para garantir que esta estavel) nao tem o inconveniente do cheiro desagradavel.
O que eu mais ouvi pessoas usarem, 'e o One & Only Live Nitrifying Bacteria for Reef and Nano Aquaria da Dr. Tim's Aquatics...vale dizer que nao sou patrocinado ou beneficiado pela indicacao do produto, eu so estou compartilhando minhas ideias e conclusoes do que encontro na net.
Mas continuando, se a opcao 'e ciclar sem peixes (ou o camarao congelado) voce precisa de alguma fonte de amonia. para conveniencia, o Dr. Tim's tmbm oferece uma solucao de amonia ou    
Ammonium Chloride Solution for Fishless Cycling

O produto tem um custo significativo, salvo engano, para um sistema de 150 Galoes (+/- 500 L) fica em torno de 80 dolares. Mas pelo beneficio, eu diria que oferece um bom retorno!

Bom esse foi o post de hoje.

abraco

Nenhum comentário:

Postar um comentário